Como jeito de dirigir pode revelar sinais de Alzheimer | Ouça 9 minutos

Publicado em 7 Set 2021
Nova pesquisa diz ser possível identificar doença a partir da forma como guiamos um veículo; estudo abre caminho para diagnóstico mais barato e precoce, o que pode ser chave no tratamento.

Ouça áudio da reportagem de Chris Baraniuk.

Leia também o texto www.bbc.com/portuguese/geral-...

O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode assinar ou baixar no Spotify: open.spotify.com/show/54YV8Rd...

A lista completa dos episódios nos BRdown está aqui: www.youtube.com/playlist?list...

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese

Comentários

  • Meu pai tem 75 anos... evita pegar pista movimentada ... nossa estou muito preocupada

  • Amo BBC lê

  • Se dirigir mal é sintoma de Alzheimer, então a coisa tá feia.

  • Isso sao consequencias, nao vao andar rapido e a noite sem enxergar achando q esta evitando Alzheimer

  • Não sei não... Alzheimer é uma doença que afeta idosos. Os idosos geralmente tem alguma questão auditiva e/ou visual, e isso faz eles reduzirem a velocidade e evitar dirigir a noite. Além disso, os idosos não costumam ter muitas mudanças na rotina, o que faz com que eles geralmente vão aos mesmos lugares. Qualquer idoso pode ter Alzheimer no fim das contas.

  • O que a bebe-se tem a dizer sobre tratamentos com CBD? A generalização dessa matéria pressupõe que qualquer sinal de envelhecimento e cansaço é alzheimer. Generalização grotesca. A vantagem é que um dia essa jornalista poderá ter mais de 70 anos e sofrer o mesmo preconceito.

  • No Brasil, com gasolina há R$ 7,00... 99% dos Brasileiros estão com Alzheimer 😂💰💰💰💰

  • Nao gosto de dirigir a noite as rodovias muito mal sinalizadas e os holofotes muito alto.

  • CIÊNCIA!

  • Obgda por nós poupar de uma longa e monótona conversa e um monte de propaganda

  • Spoiler sobre MATRIX 4 ! VENHA CONFERIR! CANAL NOVO CONTANDO APENAS COM A SUA INSCRIÇÃO, ENTRE E SE INSCREVA.

  • Concordo com o Antônio Carlos, nesse vídeo, estão fazendo apologia a incensates,Pra estar bem,tem que correr no volante,gostar de dirigir a noite,,isso é ridículo

  • Esse é repetido em. Não tá tendo assunto agora tá repetindo video.

  • Takepariu to com alheimer

  • E viva a ciência 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • Ótima ideia as seguradoras dar desconto a esse uso voluntário, que ajudará a todos evitando tragédias e aprimorando o tratamento médico.

  • Provavelmente essa reportagem serve de início a aumentos abusivos de seguros de veículos ou de vida.

  • Quanta besteira. O cara com mais de 60 anos começa a ter problemas de visão, o que o leva a dirigir com mais cautela ou evitar dirigir à noite.

    • Não acho bobagem. O cara tem que correr atrás, fazer exames e usar óculos adequados, acho que as pessoas aceitam muitas coisas como "faz parte da idade" e não é, temos que nos manter ativos. Nem que a pessoa dirija a noite quando não há trânsito, mas devemos fazer tudo que está ao nosso alcance para não perdermos nossas habilidades. Isso irá manter nossa qualidade de vida na idade avançada e nos afastar das doenças, eu acredito.

  • Cx preta em carro? Só o que falta...prefiro descobrir de outra forma.

  • > > > > Para evitar a doença de Alzheimer você deve dirigir em alta velocidade, principalmente de noite , e seguir caminhos desconhecidos o mais rápido possível --- ah, dirija horas, até não aguentar mais. Assim você jamais vai ter Alzheimer... *NÃO VAI DAR TEMPO* .

    • @Luis Claudio Fontenelle eu não interpretei o dirigir devagar dessa forma. Como eu disse depende da pessoa, se ela sempre foi confiante e pode dirigir dentro da velocidade permitida pode ser que dirigir devagar indique uma falta de agilidade que pode ser de interesse da pessoa manter. Eu por exemplo pratico dirigir em estradas duplas e bem iluminadas a noite pois percebo insegurança da minha parte, porque interessa para mim melhorar isso. Mas claro depende da pessoa. A propósito já estou melhorando minha direção nas estradas a noite.

    • @Luis Claudio Fontenelle aqui no Brasil ainda existe um preconceito com as pessoas depois dos 50/60 em diante. Aqui querem que a gente envelheça logo, é cultural, talvez muita gente faça isso sem se dar conta. Não há nada que possa ditar o que uma pessoa dessa faixa etária faz ou deixe de fazer. É só uma faixa etária, se existe algo que a experiência, que muito valorizo, proporciona é a capacidade de viver a vida com mais propriedade, auto conhecimento, independência e autonomia. Essas são nossas maiores conquistas. Eu perdi a parte do vídeo que fala sobre o rastreador. Não concordo.

    • @Luis Claudio Fontenelle então realmente respeito seu ponto de vista, mas penso de outra forma. Penso que é bom nós mantermos ativos, termos novas experiências e mantermos nossas habilidades o mais longe que pudermos. Hormônios podem ser repostos, músculos podem ser trabalhados sempre. Veja isso não tem que ser uma verdade para todos, mas eu acredito que é bom para nossa saúde tentar caminhos diferentes em todos os sentidos. A vida é dinâmica, o que é melhor hoje pode não ser melhor amanhã sobretudo quando se trata de rotas, caminhos nas estradas e na cidade que sofrem mudanças com frequência. Para mim faz muito bem, talvez faça bem para mais pessoas, não estou dizendo que é regra é no que acredito, prático e vejo resultados. Se eu ficasse em casa sem ânimo para novas experiências eu já teria envelhecido muito mais. Mas eu tiro ânimo sempre de dentro de mim, não importa o esforço. Sempre foi meu perfil e não tenho que mudar se não quiser.

    • @Luis Claudio Fontenelle nossa não foi nada disso. Mas deixa para lá. Não fui irônica e nem alfinetei ninguém, estou falando sobre ideias. Quando falo você, não é você, estou falando de modo geral. Tudo porque perguntei se dirigia? Pode ter parecido irônico mas não foi. Aqui no texto não temos algo muito importante na comunicação, o tom de voz. Se tivesse você saberia que não ironizei e nem quis alfinetar.

    • Cara, vc é mt comédia!

  • Excelente matéria.

  • Bom dia!muito obrigado pelas informações.

  • O próprio celular poderá mapear e recomendar ao usuário buscar um médico, uma vez que já possuem GPS e estão a todo momento junto com a pessoa.

  • Não deve estar distante o uso por seguradoras..

  • Não tenho carro 😞 .mas tenho CNH.

  • Eu já fui no mercadinho de bicicleta, e voltei a pé.

  • Brasil precisa legalizar a opção de Eutanásia ou Suicídio Assistido para casos de doenças terminais, incluindo Alzheimer, nem que seja só em hospital particular. Gostaria de ter essa opção caso descobrisse alguma doença como essa.

    • Envelhecer faz parte da vida, claro existe a necessidade de estudar melhor as doenças degenerativas...Podemos viver bem e com muita alegria em todas as fases da vida! Descobertas sobre doenças degenerativas e tratamentos específicos serão mais comuns e farão parte de nosso cotidiano. Temos que nos adaptar a nova realidade.

    • @Luis Claudio Fontenelle mas é diferente, eu disse que não substimo no sentido de quem lê os comentários ter sua própria opinião. Gente ruim tem mesmo, não resta dúvida. Espero nunca passar por essa situação de eutanásia, mas pela experiência própria que eu já tive, uma vez eu já me senti pronta para morrer em paz em detrimento de viver em sofrimento. É que eu sarei, mas eu senti sim. Existe isso de morrer em paz. Eu sarei muito rápido, mas acho que se vários médicos dissessem que eu não ia ter cura e realmente eu não melhorasse eu estava pronta porque na hora do sofrimento nós só queremos ter paz. É muito complexo esse assunto, mas às vezes até nossa situação financeira não permite que possamos viver de modo artificial com custos de aparelhos, cuidadores e medicamentos. A vida tem seu lado bem difícil mas é a realidade. Se você não tiver recursos ninguém vai cuidar da sua saúde de graça. Tem o SUS mas ai é outra história. Lá também nem sempre tem vaga. É a realidade. Às vezes uma forma de abreviar a vida com doenças terminais é um simples ir para casa e interromper o tratamento que causa sofrimento. Nesse sentido muitas pessoas já fazem essa opção isso é possível fazer. É triste demais, mas é a realidade, e no final das contas não sabemos o que acontece depois, pode ser que seja algo bom depois de morrer. Você acha que as pessoas também não devem ter o direito de recusar tratamento invasivos e que geram sofrimento? Desligar máquinas para que o corpo siga seu curso natural? Se você for contra o que deve fazer a pessoa que não tem recursos para arcar com os custos de uma vida artificial ou/e tratamentos invasivos e medicamentos bem caros? São questões que as pessoas não levam em consideração na hora de ser contra ou a favor. O estado não deveria ser contra jamais através da lei, pois ele não vai garantir cuidados necessários para todos que precisarem. Aliás o estado tem garantido cada vez menos.

    • @Ana Paula Você não subestima quem lê os comentários aqui no youtube??? Deixe eu te contar uma historinha... Abri um vídeo onde um cara aparecia brincando com uns filhotinhos de cachorro SRD (vira-latas, como os meus)... mais fofo impossível. Bem, no meio dos comentarios mais simpáticos e amáveis do mundo (incluindo o meu), apareceu um psicopata descrevendo as torturas e crueldades que faria se pegasse os cachorrinhos, alegando já ter matado filhotes e outras barbaridades. Denúncias sucessivas ao BRdown foram inúteis. Pedi a outros comentadores que denunciassem, pra remover aquele lixo dali. Nada. O cara ainda debochou. Só consegui quando escrevi, *via comentários* , para conhecidos protetores de animais, incluindo a deputada Luiza Mel, pedindo que interferissem. Dá pra confiar em BRdownrs? Não venha me dizer que a grande maioria é gente de bem --- *você não tranca sua casa por causa da maioria, mas da minoria podre!!!*

    • @Luis Claudio Fontenelle cada um tem seu modo de pensar. Não subestimo quem lê os comentários aqui no youtube, as pessoas tem a capacidade de pensar, não tenho intenção de fazer a cabeça de ninguém, aqui somos todos livres para expressar opiniões, não deveria ter a ver com ofensas a pessoas que não temos a mínima ideia de quem sejam. Para você eutanásia pode ser crime, para mim não é. Há doenças terminais que geram muito sofrimento para a pessoa, ela tem o direito de escolher se deseja ou não continuar com esse sofrimento. É isso que defendo. Se existe influência da família isso para mim não é mais importante do que o sofrimento real por qual a pessoa passa. As pessoas tem o direito de não querer estender o sofrimento, viver na dependência de máquinas por exemplo. E você realmente não entendeu o colega, ele falou da opção dele, para a vida dele, independente de influência ou não da família, ele falou que prefere a eutanásia a ter que viver uma vida de sofrimento e sem nenhuma dignidade por razão de uma doença terminal. Se outro no lugar dele prefere esperar e acredita em um milagre está certo também, o que importa é dar a pessoa a possibilidade de escolher. Se você discorda são opiniões diferentes, não há necessidade de ofender ninguém.

    • @Ana Paula antes de me dar lIções, PENSE QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO no BRdown! Está falando para o mundo, não só comigo! PORTANTO, NÃO FAÇA APOLOGIA de UMA FORMA de HOMICÍDIO, que não é tão rara quanto você pensa!

  • Ótimo essa reportagem. A ciência é tudo nos dias atuais

  • Obrigada pela informação.

  • Resumo (dos sintomas): * Dirigir mais devagar; * Se confundir com os pedais; * Seguir rotas fixas (em vez de alternar rotas); * Se locomover com o carro mais frequentemente nas redondezas de casa; * Raramente andar de carro de noite

    • @Sarovisky sim, deve. O seu estágio já parece ser avançado.

    • Eu nunca me confundi COM os pedais eu hein

    • Eu raramente ando de carro a noite mas moro em Sampa. Devo me preocupar?

    • @Nicholas Padilha -> as pessoas atualmente ficaram viciadas em App's de Navegação. Minha mulher dirige super bem - conhece a cidade como a palma da mão e fica usando App's desnecessariamente - isso é burrice . Eu só uso App"s para monitorar minha Velocidade e Radares e evitar Multas

    • @Marina Stefanelli -> dirigir devagar não é mais seguro que dirigir na velocidade estipulada para a via - dirigir devagar demais é atrapalhar o trânsito .

  • Eu dirijo assim 😁😂😔😕😲

    • Se você sempre dirigiu assim não creio haver problema, o ponto é se durante toda a sua vida você foi diferente e passa a dirigir assim por insegurança.

    • Eu tb kkk

  • EM TODOS OS ASSUNTOS QUE QUEIRAM ANALIZAR O PT DEU DE GOLEADA EM BENEFICIO DO POVO E DO BRASIL NO PT O POVO COMPRAVA CASA CARRO FACULDADE VIAGEM DE AVIÃO E NO BOZO NEM COMIDA PODE COMPRAR

    • @Bruno Lima é, vc realmente precisa estudar para entender pra que serve as "aspas".

    • @Matheus Henrique AGENTE= penitenciário; A GENTE= nós. Vai estudar analfa, escola boa é caro, não é para quem finge ter direinho.

    • @C Barreto é só o governo que faz a economia girar né? Não é a cadeia de produção e consumo.

    • @Matheus Henrique Governo Foderal: a culpa é sempre dos outros.

    • "fica em casa, a economia agente vê depois...." Pois é, este depois já chegou

  • Muito interessante essa forma de detectar a doença. Viva a ciência.

  • O aquecimento global acontece naturalmente sem interferência humana. Qual é o dado que confirmar quê os seres humanos estão aquecendo a terra?? Muito obrigado pelos 1 likes.

    • Quando a pessoa insiste em não aprender, estudar, ler, trocar experiências com o que está a seu redor e acontecendo o tempo todo...dá nisso: negacionismo e ignorância ou robôs reproduzindo aquilo que não sabem, ou não conhecem, por preguiça de se informar...Preguiça e distância desses "bois"...É o melhor a fazer...

    • @Luis Claudio Fontenelle diversos cientistas já desmentiu o aquecimento global.

    • @MASTE BULL não tenho que provar nada. Mas se você me *provar* que de noite fica escuro , eu tento provar o que você está pedindo. Isso não é piada, você não consegue *_provar_* que de noite fica escuro, apesar de saber que fica. Para tentar te provar que o aquecimento global é causado pelos seres humanos, eu teria que escrever por horas, citando fontes, estatísticas, dados, etc.... E aí você, sem base nenhuma, ia desmentir tudo e *chamar de baboseira* ........

    • @Luis Claudio Fontenelle provê que o aquecimento global e causados pelos seres humanos. Essa baboseira de aquecimento so server para inperde o desenvolvimento dos de terceiro mundo.

    • > > > > *está mais que comprovado* . Só que o turminha corporativa e os Teóricos da Conspiração negam toda e qualquer informação (com deboches e insultos pessoais) e usam como provas vídeos esbravejantes de 10 minutos, cheios dos mesmos deboches e insultos

  • NÃO DESISTA DA SUA VIDA! NÃO FAÇA NENHUMA BESTEIRA! A SUA VIDA É MUITO IMPORTANTE! TUDO QUE É RUIM PASSA! UM DIA O SEU SOFRIMENTO TAMBÉM IRÁ PASSAR! "O CHORO PODE DURAR UMA NOITE MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ". (SALMOS 30:5) E CREIA EM CRISTO JESUS COMO SALVADOR DA TUA ALMA E SERÁ SALVO(A)! LOUVADO SEJA DEUS ETERNAMENTE!AMÉM

  • Bom dia. Quem vai assistir o 7 de setembro? Por isso que o Brasil está desgovernado. Está explicado! 😂